INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Como dizer 'não' te torna um Enfermeiro melhor

Gestão e Liderança de Equipes de Enfermagem

Como líder, quantas vezes você já disse “sim” quando precisaria dizer “não” e consequentemente sentiu frustração, desgosto e até mesmo raiva em seguida?

Essa é uma dificuldade compartilhada por muitos Enfermeiros, e esse tema está relacionado com as mais complexas relações humanas, seja na vida profissional ou na vida pessoal. 

Na liderança de equipes de Enfermagem, aprender a dizer “não” é uma arte e uma das grandes estratégia para obter sucesso. Mas sabemos que não é assim tão simples. Por isso se quiser descobrir como aprender a dizer não na hora certa, educadamente, sem culpa e sem magoar os outros, continue acompanhando este conteúdo.

O profissional de Enfermagem, de modo geral, tem uma dificuldade incrível de falar não. É algo meio cultural relacionado à história da profissão em que "doar -se" faz parte das atribuições. Mas, em geral, essa é uma dificuldade do ser humano, pois existe a crença de que vamos decepcionar o outro ao negar algum pedido.

Por que é difícil dizer “Não”?
A capacidade de dizer não está diretamente relacionada com a autoestima. Nós sentimos necessidade de agradar os outros, queremos ser agradáveis e solícitos com as pessoas para sermos amados. Também tendemos a evitar o não na mesma medida que tentamos fugir de conflitos.

Na Enfermagem não é diferente. Ao assumir uma nova equipe, enquanto se espera por "aprovação", é comum o Enfermeiro novato querer agradar a todos dizendo Sim a praticamente todos os pedidos e solicitações. Em uma situação do dia a dia, quando um colaborador mais exaltado se aproxima com uma solicitação, o medo de ter que iniciar um conflito acaba fazendo com que o Enfermeiro aceite a solicitação mesmo que não seja a melhor opção para o momento...

O que muitos Enfermeiros não sabem é que, ter esta maleabilidade excessiva quanto aos pedidos que você recebe da equipe pode drenar todo o esforço que você faz para liderar. Sem contar que dizer SIM a tudo que lhe é solicitado abre uma brecha que depois será difícil de fechar. Ser visto como um líder permissivo, com pulso fraco e baixa auto estima compromete seu poder de persuasão e, consequentemente, seus resultados.

É possível aprender a dizer NÃO?
Sim! Dizer não faz parte do amadurecimento de todo ser humano e demonstra amadurecimento emocional.  Agora que vc ja entende a importância de aprender a dizer NÃO, você pode usar os 3 passos abaixo para se posicionar e, com essa atitude, pode MUDAR a sua vida!

1- Entenda o motivo por estar agindo assim: Por que você não consegue dizer “não” nas situações que você diz “sim”, mesmo sabendo que precisaria dizer “não”? Qual é o motivo, a grande razão para que você não consiga dizer “não”?

Sempre há um motivo emocional por trás. Quais os medos e receios que você tem? Pense a respeito dele e escreva em um papel. A partir do momento que se define claramente o porquê não consegue dizer “não”, você entende o que precisa trabalhar em si mesmo para conseguir.

2- Entender a Importância do “Não”: o que você perde ao dizer sim para tudo?
Quais são as prioridades da sua vida? Quando diz “sim” sabendo que precisa dizer “não” você troca atividades realmente importantes na sua vida – que geram os maiores resultados – por atividades urgentes ou circunstanciais, que geram pouco ou nenhum resultado.

Dizer “sim” para aquilo que é importante pra você, fatalmente exigirá que diga mais “não” para os outros mas isso te fará: 

-Multiplicar o seu tempo
-Trabalhar com mais produtividade
-Alcançar mais qualidade de vida no seu dia a dia
-Ganhar mais respeito dos outros ao seu redor

3-Treinar o “Não”: Da próxima vez que você se deparar com uma situação que sabe que precisa dizer “não”, diga! Porque quando diz “sim” para alguma coisa que quer dizer “não” você está dizendo “não” para si mesmo. 

Na liderança de equipes de Enfermagem isso pode comprometer tanto a sua reputação como líder quanto o seu próprio serviço/atividades que realiza, causando sobrecarga, estress, descontentamento e ainda mais pressão...

Como tudo na vida, é prática, separei alguma frases pra vc ir treinando…
“Não me posso comprometer com isso uma vez que neste momento tenho outras
prioridades.”
“Não é uma boa altura, estou a meio de uma coisa. Podemos conversar às x
horas?”
“Adoraria fazer isso, mas…”
“Deixe-me pensar primeiro e depois digo-lhe alguma coisa.”
“Isso não corresponde às minhas prioridades atuais, mas vou manter isso em
mente”
“Não sou a melhor pessoa para o ajudar com isso. Porque não fala com x?”
“Não, não posso.”
“Deixe-me pensar sobre isso”
“É uma ótima ideia! Mas…”
“Não posso hoje. Que tal…?”
“Desculpe, mas não posso”
"Eu realmente não poderei ajudar você."
"Eu não posso me comprometer com mais nada neste momento."
"No momento minhas prioridades não me permitem que eu faça isso bem-feito."
"Não vou me comprometer com algo que eu não posso cumprir."

Dizer NÃO é sempre algo muito importante! Espero que esse artigo tenha te ajudado a a descobrir a melhor maneira de como dizer não.

Gostou desse artigo? 
Deixe seu Comentário abaixo!  
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!