INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Como motivar sua equipe de Enfermagem

Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?

O ato de liderar equipes de Enfermagem representa grandes desafios para os Enfermeiros nos dias atuais. Manter uma equipe engajada e motivada passa por uma série de fatores por isso é importante que o Enfermeiro esteja atento a cada um deles...

Liderar equipes realmente não é tão simples... Por isso separamos algumas  dicas e estratégias que podem te ajudar alcançar melhores resultados, tanto no que é relativo à produtividade, quanto na satisfação pessoal dos seus colaboradores. 

Fizemos uma pesquisa junto a alguns dos nossos alunos do Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros e identificamos os maiores desafios reais ao se liderar equipes de Enfermagem.

Os desafios estão listados abaixo, junto com algumas dicas para superá-los, e esperamos que o conteúdo seja útil pra você!

Desafio #01- Construir uma equipe e mantê-la
É difícil construir uma equipe talentosa e motivada, e mais ainda conseguir mantê-la. Algumas formas de fazer isso são repassar feedbacks, promover momentos de confraternização no alcance de metas e oferecer benefícios aos colaboradores por merecimento.

Desafio #02- Ser maleável
O Enfermeiro deve ser flexível e se adaptar às situações, encontrando a solução mais rápida e adequada ao problema.Saiba analisar cada situação individualmente e seja imparcial nas suas decisões.

Desafio #03- Motivar a equipe
A motivação é um grande desafio, mas traz impactos positivos, por exemplo, aumentando a produtividade. Entender a razão da falta de motivação é o primeiro passo, o segundo é criar um plano de ação para contornar essa situação.

Desafio #04- Conciliar demandas
O Enfermeiro líder deve conciliar a cobrança por resultados, feita pelos gestores, e por melhores condições de trabalho, por parte dos colaboradores. É preciso equilibrar esses pedidos para atingir resultados e manter a equipe motivada. Diálogo e a apresentação de resultados é essencial para superar esse desafio.

Desafio #04- Prever problemas e encontrar soluções
O Enfermeiro líder deve acompanhar as mais diferentes informações do serviço/instituição para prever possíveis mudanças de cenário e falhas que estejam ocorrendo, encontrando soluções o mais rapidamente possível. Estar em constante evolução e integrado com setores e serviços complementares ao seu pode ajudar a vencer esse desafio.

Desafio #05- Assumir a responsabilidade
Erros podem ocorrer e cabe ao Enfermeiro líder assumir a responsabilidade perante os gestores. Assim, a equipe sabe que pode contar com ele. Por outro lado, ele deve repassar feedbacks para os colaboradores e realizar treinamentos com sua equipe a fim de que as falhas não voltem a acontecer.

Desafio #06- Maximizar seu tempo
O Enfermeiro muitas vezes tem diversas funções e precisa saber conciliar todas elas. Por ter grande demanda de trabalho, ele deve atuar de forma a ouvir os colaboradores, ajudá-los no que for necessário, verificar metas e indicadores e prestar contas aos gestores. Usar ferramentas de gerenciamento do tempo é essencial para evitar sobrecarga.

Desafio #07- Realizar uma gestão de pessoas eficiente
O Enfermeiro também deve saber gerenciar pessoas e equilibrar os desejos pessoais aos da instituição de saúde. O coaching pode te ajudar a minimizar o turnover e criar uma equipe vencedora.

Desafio #08- Reavaliar seu papel como líder
Não basta atuar como líder: é preciso rever suas ações, refletir sobre elas e verificar os pontos que podem ser melhorados. Fazer uma reflexão pessoal e analisar sua própria função é fundamental. Somente dessa forma será possível buscar o desenvolvimento das competências exigidas para a liderança. Uma iniciativa que ajuda nesse sentido é ouvir os colaboradores da equipe, que podem apontar as suas características que devem ser trabalhadas.

Desafio #09- Manter-se motivado
Para ter colaboradores motivados, o Enfermeiro deve estar motivado também. Parece óbvio, mas é bastante comum que a pessoa à frente da equipe tenha problemas com a empresa ou esteja repensando seus objetivos pessoais e profissionais, o que impacta diretamente no seu trabalho. Se os colaboradores percebem que o líder está desmotivado acabam sentindo-se da mesma forma, porque veem esse sentimento como um sinal de que não vale a pena investir na organização. Se reconectar com os motivos de você ter escolhido fazer a faculdade de enfermagem é o primeiro passo para manter sua motivação e pode ajudar a superar esse desafio.

Uma das principais razões de desmotivação é justamente os erros de gestão cometidos pelo líder. Alguns desses erros, aliás, são mais comuns do que você imagina e afetam a produtividade e a motivação do time.
 
Esses são apenas algumas das dificuldades com as quais os Enfermeiros líderes têm que conviver diariamente, e cada uma dessas necessita de ações personalizadas para a realidade que se apresenta, mas esperamos que as dicas que fornecemos sejam úteis a você! 

Quer subir para o próximo nível na sua carreira como Enfermeiro? 
Seja Líder Coach! 
CLIQUE AQUI e cadastre-se para ser avisado sobre a próxima turma da Formação Online Líder Coach para Enfermeiros.

Gostou dessas dicas? Tenha-as sempre "em mãos".
Deixe seu Comentário abaixo
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!