INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Uso de dinâmicas de grupo para incentivar o trabalho em equipes de Enfermagem 

Gestão e Liderança de Equipes de Enfermagem

Umas das características mais comuns em uma entrevista de emprego na área da saúde é o uso de dinâmicas de grupo para compreender melhor as habilidades e personalidades dos candidatos. No entanto, as dinâmicas de grupo também podem ser utilizadas para melhorar o ambiente de trabalho, ou ainda para incentivar o trabalho em equipe. 

Para compreender melhor como esse incentivo funciona, você irá aprender nesse artigo o que são as dinâmicas de grupo, os tipos existentes, os seus benefícios e como ela incentiva exatamente. Acompanhe!
 
O que são as dinâmicas de grupo?
A dinâmica de grupo é uma ferramenta que consiste na reunião de várias pessoas no mesmo local para a realização de atividades nas quais elas interagem entre si. 

Nas equipes de Enfermagem, as dinâmicas de grupo podem ser aplicadas com diversos objetivos: integração, apresentação, para testar habilidades em simulações de situações reais, também para motivação, descontração ou para incentivo ao trabalho em equipe. 

O Enfermeiro normalmente é quem conduz as atividades – primeiro, comunicando aos participantes o que será feito e qual a finalidade da dinâmica, depois, fazendo a mediação das interações. As dinâmicas para trabalho em equipe desenvolvem o entrosamento entre o grupo, impactando na melhora da produtividade e da motivação.

Agora que já sabemos o que é, exatamente, as dinâmicas de grupo, vamos conhecer alguns exemplos de dinâmicas de grupo que são utilizadas.

Dinâmicas de grupo para incentivar o trabalho em equipe
Como vimos anteriormente, as dinâmicas de grupo possuem alguns objetivos diferentes, logo, a forma como irá acontecer também será diferente. Conheça quatro exemplos de dinâmicas de grupo que são muito utilizadas:

Dinâmica da ilha deserta 
Essa dinâmica é utilizada principalmente quando é necessário verificar como está o clima entre as pessoas de uma empresa, e então, a partir dos resultados, formular soluções para melhorar ou manter essas relações.
A dinâmica da ilha deserta funciona da seguinte maneira: as pessoas precisam imaginar que foi enviada para uma ilha deserta, e então, devem escolher algum colega de equipe para levar junto. As respostas são dadas em uma folha de papel, e ela pode ser completamente anônima e sem necessidade de assinatura. Quando a dinâmica for finalizada, os líderes irão fazer a contagem de quantas vezes cada pessoa foi escolhida, e então será dado um feedback para os colaboradores que não foram citados como escolhidos ou tiveram poucas citações. A partir desse resultado o Enfermeiro consegue avaliar se há necessidade de incentivar a melhora das relações interpessoais de alguns colaboradores. 

Dinâmica do desafio
Nessa dinâmica os participantes são divididos em dois grupos com o mesmo número, e então eles devem ficar em um círculo de forma alternada, ou seja, um indivíduo do grupo ao lado de um indivíduo do grupo 2. No meio desse círculo deverá ter uma caixa totalmente escura com os desafios que deverão ser: cumpridos, passados ou mandados para o adversário.
Caso cumpra a atividade, o grupo recebe três pontos, caso não cumpra, a pessoa é excluída da brincadeira e o grupo perde quatro pontos. Ao final da brincadeira, a última pessoa que pegar o desafio da caixa, irá descobrir que ganhou uma caixa de chocolates, ou qualquer outro prêmio. O objetivo principal dessa dinâmica é mostrar para as pessoas que quando encaramos os desafios de frente e em equipe os resultados são sempre positivos. 

Dinâmica da ilha do tesouro
Essa é uma das dinâmicas de grupo mais utilizadas para melhorar as relações interpessoais nas equipes. Nela, os participantes do grupo são separados em duplas, formadas previamente ou por livre escolha, e eles possuem um único objetivo: ganhar uma caixa de chocolate.
Para ganhar o prêmio o jogo irá funcionar da seguinte maneira: em um lado da sala será colocado um pedaço aberto de folha de jornal será colocado uma caixa de bombom, e no outro lado da sala, outro pedaço aberto de folha de jornal.  Em seguida, a dupla deverá subir em cima do pedaço do jornal e deverá se mover, juntos, até o outro pedaço sem tocar nenhuma parte do seu corpo no chão. O principal objetivo dessa dinâmica, como ficou um pouco óbvio, é aprender a trabalhar em equipe, seja ela grande ou pequena, para alcançar um resultado. No final da dinâmica, é explicado para os participantes que o prêmio deveria ser conquistado através do trabalho da dupla. 

Dinâmica das mãos dadas
Essa dinâmica é muito importante para que os participantes deem valor ao trabalho em equipe e também conheçam melhor os seus colegas de trabalho. Para fazer essa dinâmica será necessário um pedaço de cartolina e um grupo de colegas de uma mesma equipe. Em seguida, cada um deverá dar a mão para quem está a sua direita e para quem está a sua esquerda.
A primeira tarefa dessa dinâmica será tentar memorizar quem é a pessoa ao seu lado, e guardar essa informação. Após isso, será solicitado para que todos comecem a caminhar pela sala e se movimentar de forma totalmente aleatória. No final, eles devem retornar para o centro da cartolina e tentar ficarem em cima da cartolina, mesmo que estejam apertados.
Por fim, eles deverão tentar se reorganizar de forma com que a formação inicial do círculo seja formada novamente. Dessa forma, a equipe irá aprender a importância do trabalho em equipe e também que todos devem ser lembrados. 

E você? Conseguiu compreender os objetivos de cada uma das dinâmicas de grupo e como elas podem ser utilizadas na sua equipe de Enfermagem? 
  
Se você quiser aprender mais algumas dinâmicas em grupo para desenvolver a proatividade, melhorar a convivência e estimular o trabalho em equipe, CLIQUE AQUI e adquira o Ebook com as 249 melhores e mais eficientes dinâmicas de grupo para equipes de Enfermagem. 

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo :)
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!