INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS


Os perigos de ter um chefe que não dá autonomia ao Enfermeiro

Gestão e Liderança de Equipes de Enfermagem

Nós somos feitos das relações que construímos com as outras pessoas, e na Enfermagem não é diferente. A relação que você estabelece com seu chefe, por exemplo, é uma das mais importantes que você vai ter no trabalho. Ela interfere diretamente no seu desempenho e desenvolvimento profissional.

Mas acontece que existem alguns chefes que gostam de manter "rédeas curtas" e isso pode impedir o seu desenvolvimento pois ter autonomia é um dos pilares do crescimento profissional.

Na Enfermagem, um chefe tira a autonomia dos Enfermeiros por 3 principais motivos:
1- Ele se sente inseguro;
2- Ele não confia no seu trabalho;
3- Ele tem perfil comportamental controlador;

Chefes que não dão autonomia pode ser um grande desafio para os Enfermeiros que querem crescer e conseguir visibilidade na empresa. Por isso é importante você identificar qual é o motivo para reverter essa situação e conquistar mais espaço diante da sua equipe.

Em se tratando de chefes inseguros, eles agem assim por medo de alguém tomar o seu lugar. Teme que alguém mostre mais serviço, por isso ele centraliza impedindo que outros enfermeiros cresçam. Se esse for o caso, e você NÃO tem intenção de ocupar o lugar dele, a melhor saída é deixar isso claro em uma conversa franca e direta. Mas caso você tenha a intenção de progredir na carreira e o cargo dele esteja no seu radar, terá que ir "pelas beiradas", não tem outra opção.

Nos casos em que o seu chefe não lhe dá autonomia por não confiar no seu trabalho a situação é um pouco mais simples de resolver: basta mostrar sua competência e capacidade em assumir responsabilidades maiores. Ter iniciativa, entregar mais que o solicitado e cumprir os objetivos estabelecidos são exemplos de atitudes que podem te ajudar a mostrar o seu potencial.

No caso em que seu chefe tem perfil comportamental controlador, pode até ser que que esteja centralizando as tarefas sem perceber. Delegar atividades representa uma grande dificuldade para esse profissional, porque, segundo o seu raciocínio, ninguém poderá fazer algo tão bem quanto ele. Nesse caso, depois de avisar pra ele que sente falta e está pronto para mais responsabilidades, você pode ajudá-lo a trabalhar essa característica, que é muito comum em pessoas que tem esse perfil, dando pequenos "toques" quando ele estiver tomando a frente em tudo ao invés de compartilhar as responsabilidades.

Espero que este conteúdo tenha ajudado a entender a melhor forma de lidar com um chefe centralizador e que não dá autonomia, contribuído para melhorar a sua performance e qualidade de vida no trabalho. Desejo muito sucesso em sua caminhada!

Gostou desse artigo?
Deixe seu Comentário abaixo!  
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!