INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

5 passos para ter mais autonomia como Enfermeiro e se destacar

Gestão e Liderança de Equipes de Enfermagem

O que faz um  Enfermeiro ser reconhecido em seu trabalho ao ponto de ter
autonomia para decidir quais processos devem ser realizados e como serão feitos? 

Será a experiência, tempo de casa ou algum fator que não depende do profissional? 

Se você gostaria de ter mais autonomia no seu serviço, saiba que, independente do seu local de trabalho ou do cargo que você ocupe, existem alguns passos que podem ser seguidos e te ajudarão  a se destacar e mostrar o seu valor. 

Separei 5 passos que te ajudarão nessa jornada em busca do reconhecimento e da  autonomia, veja só: 

Passo 1: aprenda a se comunicar
Pode parecer estranho dizer isso, afinal, todos acham que sabem se comunicar.
Isso no entanto não é verdade. A capacidade de falar não é o mesmo que se
comunicar.  

A comunicação vai além das palavras e da voz, ela envolve gestos, atitudes e pode ser melhorada por meio de estudos e adoção de técnicas. Invista em melhorar essa habilidade pessoal que com certeza você começará a ver os resultados. 

Passo 2: seja engajado
Mostre para todos da equipe que você é uma pessoa com quem eles podem contar.  Seja para participar de novas atividades que são propostas -para o time ou para ajudar em atividades que você acredita que possa contribuir de alguma forma. 

Deixe se entusiasmar pelos processos e se engaje. Se mostrar disponível vai fazer com que as pessoas se acostumem a te procurar quando precisarem de ajuda por saberem que você estará lá. 

Passo 3: seja responsável
A dica de ouro é jamais se comprometer com algo que não dará conta de realizar.  Isso mostra um despreparo em saber dos seus próprios limites e organização  pessoal. Busque cumprir fielmente os prazos definidos e respeitar a hierarquia que existe na sua instituição. 

Passo 4: mostre proatividade
Essse passo se relaciona com a dica do engajamento. A proatividade pode te ajudar a  entrar em determinados processos que não teria oportunidade de participar se ficasse apenas em sua tarefas já definidas. Tendo competência técnica não é ruim se oferecer para ajudar em coisas que está fora de sua atuação rotineira. 

A proatividade pode andar junto com a inovação, ou seja, proponha novas maneiras de fazer as coisas. Aponte novos caminhos e dê sugestões de melhorias, tudo isso será visto como o seu portfólio pessoal. 

Passo 5: seja franco
Se deseja mais autonomia e reconhecimento e acha que está pronto para isso
então converse com o seu líder. Mostre para ele suas habilidades e o seu trabalho.  Deixe que ele veja o potencial que você tem e como pode ajudar a melhorar os resultados. O cuidado aqui é achar o momento certo para ter essa conversa e cuidar para não soar prepotente. Seja humilde mas sem desmerecer suas virtudes. 

Tente seguir esses passos e comece a perceber como as suas relações no trabalho começarão a se transformar. O reconhecimento será consequência de um trabalho bem desenvolvido e divulgado da maneira correta. 

Lembre-se de buscar sempre a atualização e a expertise. O conhecimento técnico é  muito importante e te fará mais seguro na sua atuação profissional, mas não negligencie o desenvolvimento das suas competências comportamentais. No curso online Liderança Coaching para Enfermeiros você vai encontrar o passo a passo para desenvolver ainda mais sua a autonomia no trabalho como Enfermeiro, se tornando um profissional respeitado, admirado e bem remunerado. CLIQUE AQUI e faça sua inscrição na próxima turma. 

Gostou desse artigo? 
Deixe seu comentário abaixo!
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!