10 passos para iniciar a Sistematização da Assistência de Enfermagem no seu setor
Gestão e Liderança de Equipes de Enfermagem
Sendo a Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) uma obrigatoriedade do COFEN em todos os serviços que prestem cuidados de saúde, inicia-se o desafio da implementação nos serviços e os questionamentos: Como iniciar e por onde?
Nós como enfermeiros, não podemos ver essa responsabilidade, como sendo apenas das instituições, devemos ter como nossa responsabilidade em construir junto à instituição onde trabalhamos.
Nesse artigo vamos falar de 10 passos para que você comece a planejar a implementação da SAE no seu setor de atuação.
Passo 1 - Conhecer o perfil do paciente
Inicie identificando que perfil tem o paciente que você mais atende suas patologias e necessidades. Quando temos um panorama claro a respeito dos pacientes que atendemos e assistimos, fica mais fácil organizar estratégias para o atendimento.
Passo 2 - Identificar sinais e sintomas mais comuns
Separe os principais sinais e sintomas comuns neste perfil de paciente, por exemplo: Glicemia descompensada, fadiga, hipertensão, dor... Quais as principais queixas que o seu perfil de paciente apresenta. Tenha uma visão completa do paciente, visão holística que compreenda o paciente por inteiro.
Passo 3 – Defina 5 possíveis diagnósticos de enfermagem mais recorrentes.
Diagnósticos de enfermagem e estabelecer cuidados de enfermagem são atribuições exclusivas do enfermeiro. O enfermeiro para ter resultado do seu trabalho é indispensável assumir este processo para si.
Defina em cima dos sinais e sintomas mais comuns, pelo menos cinco possíveis diagnósticos que englobam o perfil dos pacientes no seu setor. Lembre-se de usar uma taxonomia reconhecida como, por exemplo, NANDA que tem sido uma das mais utilizadas.
Passo 4 - Determinar os resultados esperados.
O enfermeiro precisa ter claro quais os objetivos deve alcançar através do cuidado ao seu paciente. Não podemos ser meros reprodutores de prescrição médica e rotinas institucionais. Nossa meta deve ser sempre a qualidade de assistência ao paciente.
Após separar os principais sinais e sintomas e definição dos possíveis diagnósticos, determine os objetivos, os resultados esperados no estado atual do seu paciente que precisa ser alcançado através do cuidado de enfermagem.
Passo 5 - Priorização de cuidados
Se o enfermeiro não sabe quais as prioridades de cuidados que deve ter com o seu paciente, nunca verá os resultados do cuidado, as chances de eventos adversos são muito maiores quando não planejado o cuidado ao paciente. Não basta termos o conhecimento de rotinas e sermos ótimos tecnicamente se não planejarmos os cuidados que são prioritários. A avaliação do paciente beira leito nos subsidia para que sejam fidedignos os cuidados, só é possível saber o que priorizar quando avaliamos o paciente na íntegra. Separe quais os cuidados necessários para alcançar a meta estabelecida.
Passo 6 - Programar os cuidados
Nosso enfoque deve estar no problema atual do paciente e planejar os cuidados evitando possíveis intercorrências. Determine quais os cuidados de enfermagem devem ser realizados, esses cuidados devem ser claros e objetivos com prazos, definindo o que deve ser avaliado , condutas e também direcionamento a equipe de técnicos que fazem parte dos cuidados.
Passo 7 - Implementar a Prescrição de Enfermagem (intervenções)
A prescrição de enfermagem direciona os cuidados de forma programada além de nos respaldar quanto a assistência prestada ao paciente. Realize a prescrição de enfermagem com os cuidados programados e prioritários, mostre a sua equipe de enfermagem que a prescrição de enfermagem é o direcionamento dos cuidados durante o plantão. A equipe de enfermagem deve ter a prescrição de enfermagem como uma ferramenta de trabalho, assim como a prescrição médica.
Passo 8 - Compartilhamento das informações na Passagem de Plantão
A comunicação efetiva é extremamente importante para que o cuidado da enfermagem seja realizado de forma contínua. Enfermagem não se faz sozinha e o cuidado ao paciente não se encerra quando o nosso turno de trabalho termina, a assistência de enfermagem precisa ser interligada entre os turnos.
A passagem de plantão tem exatamente esse objetivo, compartilhar as necessidades do paciente e dar continuidade do cuidado. Sinalizar durante a passagem de plantão os principais cuidados e intervenções de forma clara e objetiva, otimiza o tempo nos turnos de trabalho durante a assistência ao paciente e diminui os riscos de eventos adversos.
Passo 9 - Avaliação dos Resultados
Tenha como uma de suas prioridades identificar se foi alcançado os objetivos através do planejamento dos cuidados realizados através da passagem de plantão e avaliação do paciente a beira leito.
Passo 10 - Ajustar a rota.
Não se assuste se preciso reajustar a rota e o planejamento de cuidados, faz parte da rotina de enfermagem lidar com diferentes cenários e isso não exclui o cuidado do paciente. Revisar diariamente os diagnósticos de enfermagem e o planejamento de cuidados faz com que a assistência de enfermagem seja efetiva e segura e ainda lhe permitirá ver os resultados do seu trabalho como enfermeiro estratégico que pensa na qualidade de assistência ao paciente.
Tenha como rotina, avaliar o paciente, atentar para os sinais e sintomas atuais e revisar as necessidades diárias. Caso seja necessário, reajuste sua prescrição e não se esqueça de revisar com sua equipe e compartilhar com seus colegas na passagem de plantão, assim trabalhamos continuidade do cuidado, empoderamento e sistematização da assistência de enfermagem.
E, se você é gestor de uma equipe de Enfermagem, já pensou em utilizar as estratégias da da Liderança Coaching na sua equipe? As Instituições de saúde valorizam muito esse estilo de liderança cujo foco é o resultado.
Se você quer conseguir entregar os resultados para a empresa e fazer isso de uma forma dinâmica, assertiva, guiada, com colaboradores engajados e ainda ter satisfação com tudo isso, se inscreva AQUI na próxima turma do nosso Curso Liderança Coaching para Enfermeiros.
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros