INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

No Alvo do Headhunter

Momento Carreira by Patricia Azevedo

Minha motivação, como headhunter (caça-talentos), para escrever esse artigo foi perceber, que a maioria dos candidatos a uma vaga na enfermagem só se preocupam em organizar sua trajetória profissional quando estão desempregados. E por esse comportamento, muitas vezes, apesar de ser um profissional experiente e competente, acabam por não terem seus currículos selecionados para a próxima fase da seleção.


Seja ao iniciar, desenvolver, transacionar ou finalizar uma Carreira é possível tornar-se mais atraente para o Mercado. E não só fazê-lo, mas mostrando-se íntegro e congruente nesse processo. 


Nos meus mais de 20 anos na área de R.H., assisti centenas de candidatos "maquiando" seus currículos, seus perfis. 


Mas, na hora da Seleção, na entrevista dinâmica de grupo, avaliação de competências, não tinha "primer" que resolvesse! (Para leigos na arte de se maquiar, primer é uma espécie de fixador) 

Eu não sei se você sabe ou não que existem métodos que ampliam a sua atratividade. Nada que se escolha na vitrine, passe no caixa e leve para casa. Algo que se constrói investindo na carreira diariamente. 

A maior parte dos candidatos só vai se perguntar o que deve fazer para aumentar sua visibilidade quando recebe a comunicação do prazo de aviso prévio. 


Entender as necessidades do Mercado de Trabalho e estar à frente da expectativa dos headhunters é fundamental para a continuidade da carreira. 


Deve fazer parte do Seu Planejamento. É necessário pensar, estrategicamente, cada passo na sua trajetória profissional. 

Vejo muitos enfermeiros reclamando que estão já há três meses na área e ainda não foram sondados por um headhunter. 


Só cumprir requisitos do Cargo não vai levá-lo ao próximo nível na Carreira. 

No momento em que você se candidatar a uma vaga para enfermeiro/técnico na instituição de saúde, que você previamente avaliou que seria a mais adequada para passar os próximos 2 ou 3 anos, é de suma importância que você conheça todos as habilidades, atitudes, e principalmente relacionamentos que você precisa construir para ascender a cada etapa, é vital para progredir na empresa e, principalmente, para continuar atrativo ao mercado. 

 

Quando planeja estrategicamente cada uma das etapas, é você quem se coloca à frente do headhunter. 


E, para chegar mais rápido a esse ponto, compartilho, agora, quatro diferenciais para os quais esse caça talentos não consegue fechar os olhos: 

1 - Instituições com Chancela (renomadas)
Uma instituição com chancela é aquela que o Mercado reconhece. Ela é referência para a classe da enfermagem.

 

Não precisam ser, apenas, cursos de graduação. Cursos de curta duração que aprimoram habilidades específicas da sua área contam pontos. 
Também a participação em projetos em grandes empresas. 

2 - Networking Dinâmico 
Este é um dado estatístico no qual, de quatro seleções para cargos gerenciais, três são escolhidos por indicação. 
Para ser indicado por alguém a um cargo de supervisão é preciso mais que só ter o nome dele em uma rede social. É necessário investir em relacionamento. 

3 - Ser um Realizador 
Buscar soluções constantemente e em especial, implementá-las. 

 

Parar de focar no problema e passar a colocar a sua energia, o seu conhecimento, sua prática em buscar a forma de resolver o que tem atrapalhado, atrasado ou impedido o progresso da equipe, setor, instituição.

4 – Autodesenvolvimento 
Evoluir constantemente, conhecendo seus pontos de melhoria e trabalhando seu talento. Processos de Mentoring e Coaching ajudam a acelerar esse diferencial que, junto com o networking, é considerado um verdadeiro imã para headhunters. 


Boa caçada! Gostou dessas dicas? Deixe seu Comentário abaixo! 
Cadastra-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!