INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

A Melhor Maneira de Motivar sua Equipe de Enfermagem

Como Motivar uma Equipe de Enfermagem de Maneira Correta.  CLIQUE AQUI

Um dos maiores desafios para um Enfermeiro Líder é motivar sua equipe. Mais do que encontrar as pessoas certas, com as habilidades ideais e o perfil desejado, a principal dificuldade é fazer com que elas se mantenham motivadas e realizem o melhor trabalho que são capazes. 
 
A motivação no trabalho é muito poderosa. A partir do momento que nos empenhamos em construí-la, os resultados aparecem gradativamente na equipe. É tão certo quanto dois e dois são quatro. 

Mas o que torna um colaborador motivado? Um bom salário? Reconhecimento profissional? Oportunidades de crescimento? Incentivar uma equipe é, acima de tudo, lidar com pessoas – e pessoas têm necessidades, desejos e objetivos diferentes. Muitos Enfermeiros líderes conseguem administrar serviços e realizar ótimos trabalhos, mas encontram dificuldades para se comunicar com seus colaboradores ou descobrir quais são os seus principais desejos e anseios.

Neste artigo separamos algumas dicas que podem te ajudar a manter sua equipe de Enfermagem sempre motivada e empenhada em entregar os melhores resultados:

1- Reconheça o bom trabalho:
É importante valorizar o esforço individual e coletivo, em cada conquista. Parece óbvio mas muitas vezes a correria do dia-a-dia nos faz esquecer de pequenos gestos que podem fazer a diferença na motivação e produtividade da sua equipe. O reconhecimento profissional é importante no ambiente de trabalho e contribui positivamente com a produtividade assim como contribui com o clima organizacional das instituições de saúde. 

2- Valorize as ideias dos colaboradores: 
Quando o Enfermeiro dá abertura para os colaboradores participarem das decisões, eles se sentem mais motivados e valorizados. Estimule-os a terem ideias e soluções para os desafios encontrados na rotina do serviço, mesmo que não tenha aplicação imediata. O objetivo é criar um ambiente mais agradável e propício ao desenvolvimento da instituição e dos colaboradores. Assim eles se sentirão valorizados e poderão contribuir com mais eficiência para o progresso do serviço. 

3- Estabeleça metas claras e inteligentes: 
As metas continuam sendo imprescindíveis para guiar a equipe e fazê-la entender onde a instituição precisa chegar. Sua equipe de enfermagem precisa conhecer o cenário completo, onde eles se encaixam dentro da estrutura organizacional e, por que seu trabalho se move com todos em direção a esses objetivos. As metas devem ser claras e viáveis, pois trabalhar com o inatingível, causa efeito contrário, ou seja, a desmotivação. 

4- Feedbacks individuais e regulares são essenciais: 
No feedback, não deve constar apenas os pontos de melhoria do colaborador, mas, principalmente, o reconhecimento dos esforços, acertos e contribuições para que e a empresa atingir as metas estipuladas. Quando realizado da forma correta, o feedback tem um efeito muito forte e positivo na postura dos funcionários, que passam a se dedicar mais por sentirem-se parte fundamental para o sucesso da instituição. Quer aprender a dar feedbacks assertivos? CLIQUE AQUI

5- Promova a integração do time: 
O sentimento de que “todos estamos no mesmo barco” é muito saudável e, com certeza, fator de união e motivação de equipes. Se acontecer um diálogo agradável e um sentimento de empatia se estabelecer, os resultados serão extremamente motivadores a curto, médio e longo prazo. 

6- Desafie a equipe a fazer coisas novas: 
 Desafios a serem superados também são grandes aliados para motivar um profissional na busca por melhores resultados. A rotina e mesmice podem ser fatores que destroem a motivação de uma equipe. Algumas pessoas, aliás, são “movidas” a desafios. Cabe ao Enfermeiro Líder colocar desafios e tarefas novas (individuais ou coletivos) à sua equipe, que fujam da atividade normal de cada um.... 
 
7- Crie canais de comunicação:
Desenvolva canais para que as ideias e opiniões dos colaboradores cheguem até você. Pode ser através de reuniões periódicas, convites para um bate-papos ou até mesmo através do e-mail. Quando os colaboradores sabem que suas opiniões são valorizadas dentro da empresa, eles se sentem com a moral elevada. Deixe claro que o envolvimento da equipe é importante para o crescimento da instituição. 
 
8-Celebre as vitórias: 
Quando a equipe falhar, esteja junto dela e reconheça que, como líder, a falha também é sua. Quando os objetivos forem alcançados, porém, celebre com a sua equipe, faça-os sentir parte da conquista. Os momentos ruins contribuem para a autorreflexão, e os bons são ótimos para reafirmar a capacidade do grupo. Sendo assim, as vitórias não podem passar despercebidas.

Liderança não diz respeito a metas, números, lucro ou resultados. Liderança diz respeito a relacionamento. É a forma como você se relaciona com a sua equipe que define se você é um apenas um chefe ou um líder de fato. E lembre-se: uma equipe gerida por um líder é mais eficiente, feliz e competente. Um cenário onde todos ganham. 
 
Portanto, desenvolver as ações que citamos neste artigo para a motivação no trabalho, tanto com sua equipe quanto com você mesmo, será o melhor e mais duradouro investimento que você fará. 


Gostou dessas dicas? 
Deixe seu Comentário abaixo
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!