INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Enfermeiro Líder Motivador: você é um deles?

Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?

Segundo Idalberto Chiavenato, “a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos”.

Hoje os Enfermeiros desempenham um papel vital no cumprimento dos objetivos das instituições de saúde, entre os quais é possível citar a rentabilidade, a produtividade, o crescimento e a motivação dos colaboradores.

O colaborador satisfeito e motivado é o melhor recurso para o sucesso e organização de uma empresa e, portanto, motivá-lo é essencial. Para uma performance eficiente da sua equipe, liderança e motivação devem andar sempre juntas.

Nesse contexto, o Enfermeiro é a figura responsável por garantir que os funcionários saibam a importância de seu papel na engrenagem que move a companhia. Profissional chave nas instituições de saúde, o Enfermeiro deve ser aquele profissional em que todos confiam, servindo de referência e suporte para a equipe, para os clientes e para seus superiores.

Neste artigo, vamos destacar algumas das habilidades que influenciam diretamente na motivação dos seus colaboradores, da sua equipe. Sim, porque você, Enfermeiro, tem papel fundamental nesse processo! 
 
Boa comunicação : Além de repassar as informações de forma adequada, o bom enfermeiro também deve saber ouvir as reivindicações dos colegas de equipe. 
 
Participação com o grupo: O Enfermeiro deve participar dos projetos junto com a equipe e tentar garantir que sejam alcançados tanto os interesses individuais dos colaboradores quanto as metas globais, estipuladas pela empresa. Essa interação é fundamental para que todos tenham um bom relacionamento entre si e com o líder, fortalecendo sentimentos de confiança e respeito. 

Proximidade com os colaboradores : O Enfermeiro deve ficar próximo da sua equipe, evitando criar barreiras que atrapalhem o desempenho da equipe. A proximidade também ajuda a compreender o perfil de cada colaborador e entender quem se dará melhor com cada tipo de tarefa. Dessa forma, é possível chegar mais facilmente aos resultados.
 
Empatia: Se colocar no lugar do outro é uma competência muito valorizada para os líderes, que devem buscar compreender como seus colaboradores pensam, sentem e reagem à rotina de trabalho. Ouça sempre com atenção, busque entendê-los para tirar o melhor que eles podem oferecer. Trate-os como indivíduos, afinal, o sucesso que a sua empresa almeja passa pelo trabalho da sua equipe. 

Respeito e Valorização: Não a trate apenas como parte do processo, mas sim, como pessoas importantes que vão ajudar a conquistar os objetivos da organização. 

Preocupação com a equipe: Demonstrar que se preocupa com a equipe faz com que os colaboradores entendam que podem contar com o seu líder, o que aumenta a motivação para lidar com os problemas diários. 

Respeito às individualidades: É importante que o líder reconheça a individualidade de cada colaborador e conheça seus pontos fortes e fracos. Isso permite realizar um trabalho específico com cada membro do time, desenvolvendo habilidades e capacidades e aumentando a satisfação entre a equipe. 

Reconhecimento: Pessoas gostam de se sentir especiais. Crie situações para reconhecer uma tarefa bem feita, mas sempre seja sincera/o, pois os colaboradores estão cada vez mais críticos e sabem quando você não está sendo autêntica/o. Descubra o que cada um tem de melhor e reforce o que esta pessoa possui como um exemplo para os outros. Sinceridade tem tudo a ver com liderança e motivação. 

Ser um líder motivador não é um papel fácil e não deve ser confundido com um papel de chefe, que transpassa um sentimento de poder, subordinação e hierarquização. Esse profissional, mais preocupado em chefiar do que liderar já está ultrapassado.

A motivação no trabalho é um dos pontos-chave para o bom funcionamento de qualquer empresa. Nas mãos de um Enfermeiro Líder Coach, as práticas certas podem trazer um grande aumento na produtividade, além de serem fundamentais para o estabelecimento de um ambiente saudável.

O Enfermeiro Líder Coach consegue extrair o melhor de cada pessoa, dando-lhes motivação, confiança e autonomia para que possam ter suas próprias ideias e agir de acordo com suas convicções. Criar um sentimento de importância e de responsabilidade entre todos os colaboradores é a chave para alcançar os objetivos estabelecidos. 

Quer descobrir os segredos dos Enfermeiros de alta performance? Faça a Formação online Líder Coaching para Enfermeiros. CLIQUE AQUI e se cadastre para receber informações sobre a próxima turma.

Gostou dessas dicas? Tenha-as sempre "em mãos". 
Grande abraço!
Enfª Master Coach Sheila Sharon
Deixe seu Comentário abaixo
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!