INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Pessoas diferentes precisam ser lideradas de forma diferente?

Como liderar equipes de Enfermagem

Você é um enfermeiro auditor ou trabalha na oncologia? Tem mais de 10 anos de formado ou acaba de se graduar? Não importa. No fundo, você é um líder de pessoas. Independentemente do setor, da empresa, ou mesmo do título do cargo, todos os enfermeiros são líderes de pessoas. Para ser um bom Enfermeiro, o profissional também deve ser um gestor de pessoas. Queira você ou não..

E no primeiro instante em que um enfermeiro assume uma equipe, deixa para trás o papel de 'contribuinte individual', no qual ainda era avaliado pelo seu próprio desempenho, e assume uma nova função... De uma hora para outra, você passa a ser responsável por muito mais do que imaginou alguma vez produzir por conta própria. Nesse momento, sua responsabilidade passa a ser sobre toda o desempenho de sua equipe.

E já que você é responsável pelos resultados de um grupo de pessoas precisa saber algumas coisas importantes sobre gente:

Pessoas são indivíduos. cada um deve ser tratado como um indivíduo singular, pois ninguém é igual a ninguém. Cada um possui características, sonhos e preocupações diferenciadas.
Pessoas são imprevisíveis. É preciso estar preparado para qualquer tipo de reação.
As pessoas são egoístas. Sempre pensam primeiro no seu bem estar e, somente depois, pensam no bem estar do outro.
Mesmo sendo egoístas, as pessoas podem ser generosas, pois prezam muito o trabalho em equipe e gostam de ajudar quando algum colega se encontra em uma situação indesejada.
As pessoas são volúveis. A forma utilizada na semana passada pode não funcionar no dia de hoje.A recompensa ou o desafio que motivou alguém anteriormente pode não mais funcionar, simplesmente porque algo mudou no universo dela.
As pessoas são medrosas. Algumas pessoas são mais medrosas que outras. Outras escondem isso melhor. Mas todo mundo tem medo de algo, e, por este motivo, podem acabar realizando uma produção ineficiente.
As pessoas são um barato. A somatória das individualidades acima é o que acaba fazendo com que as pessoas sejam interessantes. 
Pessoas gostam de ser lideradas. Se não for o enfermeiro responsável, será outro profissional que irá exercer esta posição de liderança.

Você já percebeu que muitas vezes lideramos todos os colaboradores da mesma forma e uns dão resultados extraordinários, ao passo que outros não chegam nem perto dos primeiros?

Isso acontece porque cada um dos nossos liderados é único. Um dos principais erros que observo nos Enfermeiros hoje é liderar os liderados da mesma forma, achando que eles são iguais. Acredite cada um dos nossos liderados são diferentes e você deve tratá-los e forma diferente para conseguir os resultados que deseja pra sua equipe.

Considera-se um “bom líder” aquele Enfermeiro que motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experiências de modo a alcançar as metas. Um bom líder é aquele capaz de expressar a clareza do próprio pensamento, o que inclui saber explicar o que deve ser feito, às vezes como deve ser feito e, principalmente, qual a importância da tarefa, em uma escala de relevância ou prioridades. É aquele enfermeiro que consegue encontrar o que motiva cada um dos funcionários e o que os desencoraja, e usa a singularidade deles para harmonizar as habilidades disponíveis e montar um time fora de série.

Além disso, o bom líder é responsável pelo crescimento profissional de cada um dos colaboradores que tem em sua equipe e ele deve desenvolver os pontos fortes e inativar os pontos fracos das pessoas sobre o seu comando, fazendo com que cada indivíduo se sinta parte do processo, comprometendo-se assim com o resultado. 

Mas nem sempre isso é fácil ser esse líder... também temos nossas singularidades, nossas limitações... por isso precisamos estar em constante desenvolvimento e aprimoramento. Existem algumas habilidades que podem ser consideradas indispensáveis para quem quer exercer o papel de liderança e no Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros você recebe as informações e o apoio necessário pra se desenvolver a um novo nível estas habilidades. CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o curso que está mudando a forma com que os Enfermeiros praticam a liderança.

Desenvolva as habilidades essenciais para ser um Enfermeiro Líder Coach!

Gostou desse artigo? 
Deixe seu Comentário abaixo! 
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!