INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Como explicar a lacuna de tempo no currículo e ainda se destacar na Entrevista de Emprego

Explicar lacunas de tempo, os espaços vazios no currículo, pode ser desconcertante. Mas existe uma forma eficaz de fazer isso e ainda chamar a atenção, positivamente, dos entrevistadores.

Nesse artigo vou mostrar três estratégias que vão ajudar nesse processo de escrever o currículo e ainda se destacar “apesar” desse intervalo de tempo. E para isso, a primeira coisa que temos que entender é o motivo da lacuna ser tão significativa para o entrevistador.

As pessoas responsáveis pelos processos seletivos nas Instituições de saúde, gastam tempo e dinheiro para contratar novos profissionais, e mais ainda para desenvolvê-los em suas funções. 

Contratar certo é um dos maiores desafios do setor de Recursos Humanos. Por isso, investir em profissionais comprometidos e que tenham visão de futuro em relação às suas carreiras na Enfermagem, tornou-se o foco do RH.

Quando o RH se depara com currículos com longos períodos de tempo sem atividade profissional, leva os entrevistadores a pensar se esse candidato passou por um período mais difícil, ou se ele não é comprometido o suficiente com sua evolução na carreira dentro da Enfermagem.

Para os responsáveis pelos processos seletivos é mais importante entender o que esse profissional fez pela sua carreira durante esse intervalo de tempo, do que esperar que ele tenha um currículo impecável com uma linha do tempo perfeita.

As lacunas existem pois, crises na economia, mudanças quanto às competências técnicas necessárias e atualizações de conhecimento na área, acontecem todos os dias. Podendo-se afirmar que os entrevistadores esperam que em um determinado momento apareça currículos com essas lacunas. O que faz com que a expectativa sobre como essa lacuna será justificada se intensifique durante as seleções de profissionais.

Para atender de forma positiva a essas expectativas, utilize a fórmula:

CLAREZA + INESPERADO + RESULTADOS

Para explicar uma lacuna de tempo, seja no currículo, seja na hora da entrevista, é necessário deixar claro para quem o lê os motivos desse afastamento das atividades profissionais que podem ser:
-Desemprego;
-Cuidar de um familiar doente;
-Cuidar de uma crianças pequenas (mãe);
-Qualquer problema médico ou de saúde;
-Tirar uma folga para se mudar e encontrar um emprego em um novo estado / cidade;
-Buscar mais educação ou voltar para a faculdade;
-Buscar qualquer outro tipo de formação profissional;
-Tirar um tempo para viajar, estudar, trabalhar em um projeto solo |(ano sabático);
-Empreender.

A partir do “seu motivo” é crucial fazer uma reflexão sobre quais habilidades você desenvolveu/aprimorou no período. Por exemplo, no caso do afastamento por dar a luz e acompanhar os primeiros anos da criança, você desenvolve naturalmente as habilidades de empatia e humanização do atendimento de necessidades, ambas competências básicas para Enfermagem dos tempo de hoje.

No caso do desemprego, cite os cursos, trabalhos voluntários e estudos online que tem realizado nesse período e como cada uma dessas atividades tem aprimorado a sua carreira como Enfermeiro. Em seguida, você precisa surpreender o recrutador/entrevistador.

Em currículos com lacuna se espera que o candidato tente se justificar por meio de uma visão vitimizada do que aconteceu: “estou desempregado há x meses porque ninguém me dá uma oportunidade”, ou “porque ninguém no Brasil entende que é importante para a educação da criança ter a mãe por perto nos primeiros anos de vida”.

Quando o candidato explica dessa forma sua lacuna de tempo, cai em um lugar comum que o entrevistador está acostumado a encontrar e que não demonstra profissionalismo nenhum.

Ao explicar o motivo dessa lacuna, preenchendo-a com o desenvolvimento ou aprimoramento de novas competências, você surpreenderá o positivamente o seu entrevistador. E essa atitude vai deixar uma impressão forte que fará com que ele se lembre de você e queira conhecê-lo (convite para entrevista).

A terceira etapa dessa fórmula é você se concentrar em descrever de forma mais detalhadas os resultados que gerou nos trabalhos/estágios anteriores. Ao invés de só colocar que ajudou a desenvolver o novo formulário para triagem no setor diminuindo o tempo no atendimento, detalhe mais esse resultado:

“Após dois meses de utilização do novo formulário na triagem baixamos em 2 horas e 20 minutos o tempo médio de espera por atendimento, isso impactou na visão mais positiva de nossos pacientes com relação ao trabalho da Enfermagem o que também diminuiu o número de reclamações no SAC.”

Invista também em um bom email de apresentação. No texto do email em que você envia seu currículo, esclareça de forma a destacar essa lacuna de tempo no seu currículo como uma vantagem para essa nova instituição.

Por exemplo, se você está desempregado há nove meses e tem feito entrevistas mas ainda não foi chamado tente colocar uma nota neste texto que fale mais sobre a sua escolha de instituição para trabalhar do que o fato de ainda não ter sido escolhido por nenhuma instituição de saúde.

“Meu último emprego foi há nove meses. Iniciei imediatamente após meu desligamento da instituição a busca pela minha nova oportunidade de avançar na carreira como Enfermeira.
Já fiz algumas entrevistas mas ainda não encontrei a instituição que se alinha com meus valores e objetivos profissionais”.

“Algo que estou buscando nessa nova oportunidade é a possibilidade de treinar equipes de Enfermagem já que tenho investido nessa área de Educação Continuada. Durante o período em que estou afastada do Mercado de Trabalho investi em três cursos nesta área.”

Além desses cuidados, seguindo cada uma das etapas da nossa fórmula de preenchimento de lacunas, você também poderá utilizar uma dessas três estratégias para se destacar:

Primeira Estratégia
Caso o tempo do seu afastamento seja inferior há um ano, ao invés de descrever os períodos de tempo com meses e anos nas experiências profissionais, faça a descrição apenas por anos.

Exemplo:

2018 a 2020 - Hospital XPTO
2016 a 2018 - CLiníca XXXX

Essa ação diminui o impacto da lacuna no seu currículo. Mas isso não funciona para afastamentos por mais de um ano. Nesse cao, use a próxima estratégia.

Segunda Estratégia
Para afastamentos por mais de um ano, adicione ao seu próprio currículo uma nota explicativa.
Abaixo do resumo das qualificações, e antes da descrição das experiências profissionais, coloque o novo item:

Pausa na Carreira e em seguida utilize um dos exemplos de explicação que foi mencionado neste artigo. Você pode ter uma ideia melhor de como fazer essa descrição baixando o modelo de currículo em lacunas que foi disponibilizado para o nosso grupo de Mentoria na Carreira da Enfermagem lá no telegram, para acessar CLIQUE AQUI

Terceira Estratégia
Caso você não tenha conseguido investir em cursos e aprimoramentos dentro desse período afastado, realize trabalhos voluntários.
Essa estratégia além de demonstrar proatividade, mostra o quanto você ama sua profissão. E nesse caso, liste quais são as competências que você irá aprimorar nesse trabalho voluntário.

Se na sua cidade as instituições de saúde não aceitam voluntários você pode começar um blog ou um canal no youtube para ajudar pessoas com seus conhecimentos na Enfermagem.

O mais importante é você não ficar sentado, se lamentando, esperando o celular tocar! Entre em ação e faça dessa lacuna o seu impulso para o próximo capítulo da sua Carreira na Enfermagem. 

Gostou desse artigo? 
Essas dicas foram úteis pra você? 
Deixe sua dúvida ou comentário abaixo!
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!