INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Erros que um Enfermeiro Líder não pode Cometer

Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?

Liderar é a arte de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe com o objetivo de gerar valor agregado para uma determinada entidade ou instituição. Mas os Enfermeiro, por melhor que sejam, podem cometer erros nessa jornada da liderança. Ainda mais levando em consideração o estresse, a pressão e as inúmeras responsabilidades inerentes a cargos de gestão de equipes de Enfermagem.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas pra você evitar os principais deslizes que são causa de desmotivação da sua equipe.
Afinal é sempre mais fácil pensar no que "não" fazer para ter sua equipe mais engajada, comprometida, mais feliz e consequentemente mais produtiva.

#ERRO 1: Tratar todos os colaboradores da mesma forma
Cada pessoa tem suas particularidades e essa individualidade deve ser respeitada. Por isso, é importante que o Enfermeiro tenha uma boa visão da equipe, entendendo o perfil de todos os colaboradores que fazem parte dela. É importante que as críticas, elogios e feedbacks sejam repassados da maneira mais adequada para cada pessoa. Assim, evita-se que o colaborador entenda esse retorno de maneira errada e acabe se desmotivando. Saber mapear os perfis de cada um é a melhor forma de ser assertivo nas interações e na comunicação com a equipe. É fundamental destacar que isso também ajuda a conquistar a confiança de todos.

#ERRO 2: Agir de forma não condizente com o que fala
O líder é um exemplo e deve se portar como tal. Portanto, não deve agir de forma diferente ao que fala, senão perde a credibilidade em relação à equipe e acaba desmotivando todos. Assim, o Enfermeiro só deve cobrar aquilo que efetivamente faz.

#ERRO 3: Guardar conhecimento para si
A ideia do trabalho em equipe é que todos se ajudem e compartilhem conhecimento. Assim, o Enfermeiro não deve guardar o conhecimento para si. Isso significa compartilhar experiências e conhecimento e mostrar o que os colaboradores podem fazer. Compartilhando seu conhecimento, o líder mostra que está seguro no que afirma e tem experiência e estabilidade emocional. Isso também ajuda a criar um canal de comunicação aberto, que pode ser utilizado por todos os colaboradores para sanar dúvidas e trocar ideias.

#ERRO 4: Subestimar a inteligência dos colaboradores
Um Enfermeiro que não acredita no potencial da sua própria equipe não está realizando o seu trabalho de maneira efetiva. Isso também passa pela manipulação dos colaboradores — por exemplo: falar em uma reunião que determinada decisão será tomada em conjunto, quando, na realidade, ela já foi realizada. Isso faz os colaboradores se sentirem ofendidos e desmerecidos e, em última instância, resulta em desmotivação. Assim, o ideal é ser transparente, falar sempre a verdade e ser um exemplo para a equipe.

#ERRO 5: Não se importar com o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe
Uma das atribuições do Enfermeiro é auxiliar para o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe. Ignorar essa necessidade faz com que os colaboradores se sintam desmotivados. Então, mostre-se interessado pela performance individual e pelo andamento dos objetivos pessoais de cada um. Isso fará o colaborador se sentir pertencente à equipe.

#ERRO 6: Não explicar o motivo das decisões
Quando fizer alguma orientação ou solicitar que o colaborador realize determinada tarefa ou aja de uma forma específica, explique por que isso está sendo feito. Isso passa segurança para os colaboradores e mostra que você não está ali apenas para mandar, mas sim para trabalhar em conjunto. Nessas situações, aproveite e pergunte ao colaborador a opinião dele, se ele tem alguma sugestão de melhoria, e apresente o impacto que aquela atividade trará para o serviço. Isso fará com que o colaborador sinta sua importância para a equipe.

#ERRO 7: Falar muito e ouvir pouco
Ouvir os colaboradores é fundamental. Falar muito e ouvir pouco, por outro lado, é uma maneira de desmotivá-los e ter problemas com a equipe.
No entanto, vale ressaltar que não basta ouvir. É importante que o Enfermeiro esteja atento ao que está sendo solicitado e aberto para opiniões e sugestões. É necessário que haja um canal de comunicação para que todos se sintam pertencentes à equipe. É importante lembrar que nem sempre as opiniões e sugestões dadas poderão ser aplicadas. Saber filtrar e refletir sobre o que o colaborador está falando é imprescindível para que bons resultados sejam alcançados. Mesmo assim, escute o que ele tem a dizer e responda da melhor forma possível, sem desconsiderar a opinião dele.

Essa lista não acaba aqui... Existem outras falhas que o Enfermeiro deve evitar se quiser manter sua equipe motivada e engajada com o serviço. Mas trabalhar esses pontos já é um bom começo!

Que tal lembrar dessas dicas no seu dia a dia? Errar é humano, certo? Mas persistir no erro não é uma boa estratégia para Enfermeiros que querem fazer a diferença! Faça um teste, comece a evitar essas situações praticando as dicas acima, e prepare-se para ser visto de uma forma diferente. 

Pra aprofundar ainda mais seu conhecimento e desenvolver sua expertise em liderança, inscreva-se na Formação Online Líder Coaching para Enfermeiros. CLIQUE AQUI e cadastre-se para ser avisado da próxima turma.

Enfª Master Coach Sheila Sharon
Gostou dessas dicas? Tenha-as sempre "em mãos".
Deixe seu Comentário abaixo!
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!