INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Entrevista On-line X Presencial: Como se preparar para cada uma delas

É certo que, cada vez mais, vamos ver as entrevistas para vagas na Enfermagem serem realizadas a distância. Isso porque além de ficar mais barato para as instituições de saúde, também é possível realizar entrevistas com um volume maior de candidatos, economizando tempo. 

Diante dessas vantagens, posso afirmar que 80 a 90% dos processos seletivos na atualidade serão realizados (todo ou em parte) na modalidade on-line, principalmente por causa do cenário que estamos vivendo com a pandemia do Covid-19. 

Por isso, para garantir o seu bom resultado é importante que você se prepare para a entrevista de acordo com as particularidades de cada modalidade.
E agora quais são os cuidados específicos que você precisa ter para sair dessa entrevista online contratado? 

1 – Cuide do cenário
Parte do seu ambiente será visto na entrevista e, advinha? É um dos pontos que será observado na sua contratação. Isso porque, demonstra sua organização de espaço, se você se programou especificamente para essa entrevista, o que significa potencial para se comprometer no futuro, caso seja contratado, com a instituição. Escolha, sempre que possível, uma parede clara para ficar de fundo, ou aproveite esse momento para mostrar ao entrevistador características que podem ser um diferencial positivo na entrevista: uma estante bem organizada com livros técnicos e de auto-desenvolvimento atrás, ou seus diplomas na parede, por exemplo. 

2 - Garanta a luz perfeita para sua Entrevista 
Normalmente, as entrevistas serão marcadas durante o dia. Para garantir a visibilidade perfeita de suas expressões faciais, posicione seu dispositivo (computador, i-pad ou celular) de frente para uma janela com bastante luz.

3 – Cheque a sua conexão com a internet
A pior coisa que pode te acontecer durante a entrevista, falando tecnicamente, é cair sua conexão. Por isso, no período da entrevista, desligue o wi-fi de todos os outros aparelhos em casa. Teste a sua conexão em vídeo antes do grande dia, para ter certeza de que está tudo funcionando. 
 
4 – Cuide dos ruídos
É claro que o entrevistador não espera um silêncio absoluto na sua casa. Mas se ficar impossível dele ouvir o que você tem a dizer, isso sem dúvida alguma, irá prejudicar o seu desempenho. Portanto, se tiver um animal de estimação um tanto barulhento, peça a um vizinho ou parente que fique com ele durante esse período. Feche as janelas e escolha o local da casa mais silencioso possível. Coloque também fones de ouvido (os do celular mesmo). Assim, o som dos ruídos ficará abafado. E lembre-se de silenciar todas as abas da internet (telegram, linkedin, whats, Messenger) Imagina você tentando se concentrar em uma resposta importante e o barulhinho de mensagem nova chegando aparecendo ao fundo?

5 – Tire vantagem da Entrevista online
Deixe perto de você anotações com informações importantes que você não quer esquecer, e de vez em quando, dê uma olhadinha.

6 – Revise seu Login de acesso
Muitas vezes ao fazer nosso cadastro nas ferramentas online (Skype, zoom), colocamos um apelido no campo usuário e ele pode ser pouco profissional. Cheque antes da entrevista e modifique, se necessário, ou crie um usuário específico para a área profissional (super indico essa segunda solução).

7 -Durante a entrevista mantenha a atenção do Entrevistador em você
Olhe para a câmera sempre. Porque, dessa maneira, dará a sensação de você estar olhando diretamente nos olhos do entrevistador. Isso aumenta sua conexão com ele e demostra sua segurança.

8 – Não dê um tiro no pé
Durante qualquer entrevista pode surgir o famoso “branco”, diante de uma pergunta do entrevistador. Por estarem online, muitos candidatos se desconectam nesse momento e alegam problemas na internet quando retornam. E quero te dizer que essa manobra é facilmente percebida por nós recrutadores. Por isso, o ideal é pedir ao entrevistador uns segundos para elaborar a sua resposta. Peça a ele para repetir a pergunta. Assim, você vai demonstrar também, que não foge dos desafios quando eles aparecem.

No mais, a melhor ferramenta que você tem é a PREPARAÇÃO. Faça dela o seu grande trunfo e se precisar da minha ajuda, temos um módulo inteiro sobre entrevista online no nosso Programa Preparatório para Entrevistas na Enfermagem. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o programa. 

Essas dicas foram úteis pra você? 
Deixe sua dúvida ou comentário abaixo!
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!