INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Como ser contratado SEM ter experiência profissional

 Nas últimas semanas temos visto um número muito maior de contratações na área da saúde devido ao cenário atual que estamos vivendo. Por causa da pandemia do Covid-19 os hospitais estão precisando de reforços e com isso muitos profissionais de Enfermagem estão tendo a oportunidade de participar de processos seletivos para ocupar esses cargos. 
 
No entanto, apesar de as instituições de saúde precisarem preencher rapidamente as vagas abertas, ainda assim os recrutadores estão tendo certa dificuldade em conseguir realizar as contratações... 

Durante os processos seletivos que estão ocorrendo o maior desafio não é encontrar profissionais tecnicamente preparados. Apesar de isso ser importante, não é mais o fator determinante pois o treinamento dessas habilidades já é previsto de acontecer na maior parte das instituições. Nesse momento de enfrentamento e gerenciamento de crise os recrutadores estão em busca das competências comportamentais. 

Competências como: inteligência emocional, visão sistêmica, pensamento crítico, criatividade, gerenciamento de tempo e comunicação, nunca foram tão requisitados. 

Talvez você não saiba mas os recrutadores avaliam essas competências principalmente durante a etapa da entrevista. 
Em perguntas do tipo: 

• Trabalhar com médicos e outros profissionais se saúde pode ser difícil, você saberia lidar com um conflito no local de trabalho? 

• Como você lida com suas emoções quando um paciente não responde ao tratamento e vem a falecer? 

• Que cuidados você tomaria consigo para não se tornar uma vítima nesse processo de contágio? 

• Se você fosse chamada para ajudar em um processo de intubação em possível paciente positivo para COVID- 19 quais seriam suas primeiras ações? 

Em todas essas perguntas serão avaliadas a sua capacidade de administrar as próprias emoções, sua agilidade mental, pensamento crítico e também sua iniciativa. Esteja pronto para elas. E aqui vai dica extra: ao associar suas respostas aos valores e missão da organização você demostra interesse genuíno e comprometimento com a instituição, isso aumenta suas chances de ser selecionado. 

Minha recomendação é que se prepare para a entrevista com antecedência, preparando suas respostas para que elas sejam adequadas ao cenário atual que estamos vivendo e às necessidades da instituição de saúde. Com isso, você pode passar a frente de muitos profissionais com bagagem técnica maior que a sua mas que não tem se preocupado em desenvolver as habilidades comportamentais.

_______
Se você tem dificuldades em passar nos processos seletivos que participa, te convido a conhecer o nosso programa online Preparatório para Entrevistas na Enfermagem. CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre o programa.
.

Gostou do conteúdo? 
Deixe sua dúvida ou comentário abaixo!
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!