INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

Os 4 Ps da Entrevista de Sucesso para Enfermeiros

Imagine a cena:  Você esperando a muito tempo por uma oportunidade de mostrar seu talento, envia um currículo e é chamado para entrevista. 

Muitas vezes, essa é a última etapa do processo seletivo que você vai passar.
Você só precisa garantir que o entrevistador escolha você e não outro profissional.

Parece simples né? Mas não é.

A entrevista é a última fronteira. Nesse momento da seleção o que se busca é a confirmação do que estava escrito no currículo, nas respostas da prova de conhecimentos e na própria prova prática.

É o momento em que o entrevistador precisa ver você no “quadro da empresa”. Como em um quebra-cabeças. Ele vai testar você para ver se é a peça que está faltando.

Para que nossos alunos do Programa Preparatório para Entrevista na Enfermagem (PPEE) tivessem mais sucesso nessa etapa do processo seletivo, organizei as 4 ações que todo Enfermeiro precisa executar na Entrevista para ter sucesso e conquistar a sua vaga na Enfermagem.

São os 4Ps da Entrevista:

1 - Preparação
Essa fase é dividida em 2 pontos: 

Preparação documental
Nessa fase é importante fazer a sua pesquisa. Encontre funcionários antigos e atuais que já tiveram esse emprego e pergunte a eles sobre os desafios e o perfil esperado do Enfermeiro para esse cargo. Se isso não for possível, revise o anúncio da vaga e faça uma lista de suas realizações relevantes. Eles servirão como pontos de discussão durante a entrevista.

Escreva todas as suas conquistas, desafios, superações na Enfermagem e a partir dessa lista, prepare as histórias sobre seus desempenhos anteriores que você vai contar. Destaque aqueles que mais serão úteis para o recrutador.

Preparação Emocional
Não é raro o candidato preferido dos entrevistadores, decepcionar nessa fase da seleção. E muitas vezes isso tem mais relação com a falta de controle emocional do que com a falta de habilidades para o trabalho.

É muito comum o candidato ansioso ser muito exigente consigo mesmo. E encarar cada uma das entrevista como se fosse sua única chance na carreira.

Quando interpretamos a entrevista desta forma, entramos em estado de alerta. O nosso organismo joga muita adrenalina na corrente sanguínea, o que faz acelerar o coração, consequentemente falamos mais rápido e há uma tendência de se gaguejar.

Para que essa cena não aconteça na sua entrevista é necessário realizar o treino mental. 
 
Algumas táticas ajudam nesse momento:

- Ensaiar a entrevista/Simular
- Fazer exercícios de respiração
- Praticar algum tipo de relaxamento mental

No Programa Preparatório para Entrevista de Emprego na Enfermagem (PPEE), tem um bônus que é uma aula sobre como manter o equilíbrio emocional e impedir que as suas emoções prejudiquem essa oportunidade. Para conhecer o PPEE, CLIQUE AQUI

2 - Priorização
A habilidade de priorizar é requerida em praticamente todas as atividades da Enfermagem. E, na entrevista, sem dúvida alguma, é um dos momentos em que ela será exigida de você.

Muitos candidatos se perdem ao responder perguntas simples porque não sabem destacar o que é mais importante naquela situação.

Ao preparar suas respostas em casa, peça para que amigos leiam seus rascunhos e apontem se o que você está destacando em cada uma das respostas, é de fato o que é importante para aquela pergunta.

3 - Prática
Outra ação que faz com que os candidatos selecionados para as vagas na Enfermagem tenham sucesso, é praticar a Entrevista quando não se está em processo seletivo.
Já diz o ditado popular que a prática leva à perfeição. Quanto mais você praticar a entrevista, mais vai desenvolver as suas habilidades de comunicação, flexibilização, inteligência emocional.

Para praticar a entrevista tente: 

Gravar sua sessão de prática: Você pode usar um smartphone ou câmera de vídeo para gravar a si mesmo durante a sessão de prática. Então, quando terminar sua sessão prática, você pode assistir ao vídeo e procurar áreas de sua entrevista que você pode melhorar. As coisas que você deve procurar incluem sua confiança, linguagem corporal e contato visual. 

Use uma cópia do seu currículo: provavelmente, você será solicitado a trazer uma cópia do seu currículo para a entrevista de emprego. Você deve tentar fazer duas cópias do seu currículo para que possa manter uma com você e consultá-la durante a entrevista, se necessário. Você também pode manter sua cópia do seu currículo à sua frente durante a sessão de prática. 

Evite decorar respostas: você não precisa memorizar suas respostas palavra por palavra. Fazer isso pode fazer você enviar um robô durante a entrevista. Em vez disso, tente fazer uma lista com marcadores dos principais pontos de discussão para cada pergunta e pratique responder às perguntas de uma maneira que pareça genuína e natural. 

Pratique mais de uma vez: depois de coletar o feedback de sua sessão prática, você deve tentar implementar as recomendações e mudanças e praticar a entrevista de emprego novamente. Continue a praticar até ter certeza de que está pronto para a verdadeira entrevista de emprego.

4 - Perguntas
Por último, mas igualmente importante, elabore perguntas para fazer ao entrevistador.  

Uma das perguntas que quase sempre um entrevistador fará a você é "Você tem alguma dúvida?" Pode parecer estranho mas esse é um dos momentos que candidatos mais perdem a oportunidade de imprimir seu nome na lista de aprovados.

Os entrevistadores não estão apenas fazendo essa pergunta para serem simpáticos - ela serve como um teste para saber se você fez ou não sua pesquisa, se tem uma boa adaptação à cultura e demonstra fortes habilidades de pensamento crítico. Então, elabore perguntas que demonstrem o quanto você é o profissional certo para aquela instituição de saúde.

No programa PPEE  temos 10 modelos de perguntas para você realizar ao final da sua entrevista e que fazem com que o entrevistador fique com a melhor impressão do seu desempenho.

Por fim, lembre-se, a escolha do entrevistador por você ou outro candidato não é pessoal. Portanto idade, classe social, não farão o entrevistador te escolher/rejeitar.

A falta de habilidades ou potencial imediato para desenvolvê-las, pode sim eliminar você do processo. Portanto, treine os 4 Ps da Entrevista de Sucesso e garanta a sua vaga na Enfermagem! 

Gostou desse artigo? 
Essas dicas foram úteis pra você? 
Deixe sua dúvida ou comentário abaixo!
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!