INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

11 atitudes que podem DESTRUIR sua reputação como Líder na Enfermagem

Liderar uma equipe de Enfermagem nunca foi uma tarefa fácil. O Enfermeiro é responsável por (além das atividades prestadas diretamente aos pacientes) motivar a equipe, gerenciar conflitos, acompanhar os indicadores, superar metas e administrar o trabalho para que o desempenho do serviço seja positivo.

O problema é que, geralmente, os Enfermeiros não são treinados para isso, e,  mesmo tendo toda boa vontade do mundo, algumas atitudes e comportamentos errados podem prejudicar a equipe, ao invés de ajudá-la.

Para te ajudar nisso, nesse artigo listei 11 atitudes que indicam o despreparo do enfermeiro em liderar, e de que forma isso pode acabar com a sua reputação diante da equipe.

1. Intimidar sua equipe
Como líder, você não precisa provar a sua liderança para ninguém, logo, não precisa dar ordens o tempo todo. Usar o cargo de liderança para se impor e fazer com que a equipe chegue ao resultado, por bem ou por mal, é um erro comum. Esta é uma das piores estratégias à qual o Enfermeiro pode recorrer. Entenda, liderar não é o mesmo que mandar. O bom líder sabe dar ordens no momento certo e do jeito certo.

2. Não se comunicar bem
A comunicação é um dos principais pilares da liderança na Enfermagem. Um bom Enfermeiro não perde a chance de ouvir sua equipe, demonstrando real interesse no que estão dizendo, criando e estabelecendo juntos um canal aberto para que todos se sintam importantes e parte do todo. O líder que é capaz de ouvir o que seu colaborador tem a dizer, mesmo que seja algo negativo, sem levar para o lado pessoal, gera confiança e motiva seus colaboradores. Aprenda como desenvolver sua comunicação com sua equipe. CLIQUE AQUI.

3. Ser incongruente
Muitos líderes têm ótimos discursos, sabem se expressar com grande facilidade e conseguem influenciar qualquer equipe, mas quando observamos aquilo que estão fazendo, descobrimos que existe um grande abismo entre o discurso e a prática. Ser congruente é estar em harmonia entre aquilo que você pensa, fala e faz. Os grandes líderes não são admirados apenas por seus belos discursos, mas por aquilo que fazem. Aquilo que o líder faz todos os dias é o que inspira outras pessoas a fazerem o mesmo.

4. Ser indisponível e inacessível
Os enfermeiros encaram uma jornada de trabalho assistencial que já é por si só bastante exaustiva, repleta de demandas de todos os lados. Mas, um líder que não está humanamente interessado nas pessoas que trabalham com você, já começa com o pé errado. As pessoas não gostam quando são tratadas como peças de uma engrenagem. Ao despender uma parcela de seu tempo para ouvir os anseios e os desejos de cada funcionário de maneira individual, o líder tem a possibilidade de alinhar cada membro da sua equipe com as metas e com as necessidades da instituição. Isso faz com que os níveis de motivação aumentem tanto quanto a produtividade.

DICA EXTRA: Se você como líder dispuser de 60 minutos para conversar com sua equipe, dedique 45 minutos para ouvir e 15 para falar. Desses 15 minutos que você tem para falar, dedique 10 para fazer perguntas e use os 5 minutos restantes para dar sua palavra final. Com essa atitude você estará praticando o “saber ouvir” e atendendo à primeira necessidade básica da liderança.

Aprenda outras técnicas avançadas de comunicação nos cursos bônus GRATUITOS para alunos da Formação Online Líder Coaching para Enfermeiros. CLIQUE AQUI e garanta os bônus.

5- Não dar atenção individual
As pessoas são complexas por natureza, tanto internamente quanto no convívio com outros. Por isso, cabe ao enfermeiro saber identificar e auxiliar cada um dos seus colaboradores nas suas demandas e necessidades. O tratamento individual demonstra cuidado e preocupação especial — atitude valorizada por qualquer profissional.

6. Ser desmotivado
Os Enfermeiros são a espinha dorsal da equipe de Enfermagem. E, para o bom desempenho dos trabalhos, pior do que um colaborador desmotivado é um líder desmotivado. A motivação do Enfermeiro é essencial durante a liderança porque garante que os colaboradores se sintam seguros e empenhados em dar o melhor pelo serviço. Você é uma referência para os seus liderados e sua atitude perante eles influencia no comportamento da equipe todo dia.

7- Falta de ética
Esse é um comportamento que não apenas irrita as pessoas de uma equipe, ele assusta também. Por essa razão, é um desmotivador poderoso. Quando um Enfermeiro quebra as regras, frauda, mente ou se entrega a comportamentos que revelam falta de princípios morais, perde o respeito dos colaboradores. E sem o seu respeito, um líder não pode conduzir. Pior ainda, quando um líder se entrega a práticas antiéticas, ele dá sua permissão para sua equipe fazer o mesmo.

8- Não explicar o porquê
Qual é a chance de uma equipe ser inspirada por um líder que elabora as estratégias sem envolvê-la no processo? Ou sem, ao menos, embasar suas decisões? Por isso, uma das piores atitudes do líder é não explicar o que está fazendo, o que está acontecendo ou os motivos do que vai ser feito. Colaboradores que normalmente não encontram sentido no que estão realizando são menos produtivos.  

9. Mania de rotular
Incompetente, preguiçoso, agitado... Rótulos reduzem pessoas a um único comportamento e dificultam que outros traços, muitas vezes, qualidades sejam percebidos. Mesmo assim, muitos Enfermeiros ainda usam e abusam deles, provocando comodismo, uma vez que a pessoa pensa da seguinte forma: “Se sou incompetente, por que razão vou dar o meu melhor?”.

10- Não administrar conflitos
Conflitos são comuns em grupos de pessoas diferentes, que possuem ideias diferentes, e, é função do líder administrá-los. Nas equipes de Enfermagem, o enfermeiro é o responsável por essa função. Quando são mal resolvidos, esses conflitos podem se acumular e atrapalhar no relacionamento da equipe e, consequentemente, no desenvolvimento das metas. Já os conflitos não abordados impedem a cooperação e alinhamento em torno de objetivos comuns. Cabe a você, enquanto líder, propor uma solução eficaz que gere bons resultados para a equipe e para a organização. As vezes pode não ser uma tarefa fácil, mas sua recompensa será um ambiente prazeroso e que pode desenvolver equipes melhores e mais fortes. CLIQUE AQUI e faça download gratuito do Guia de Gestão de Conflitos para Enfermeiros.

11- Não dar feedback
O feedback é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e motivação pessoal, tanto para o colaborador quanto para o próprio líder. Saber se estão fazendo o trabalho corretamente ou se há algo a ser melhorado ajudará ao profissional a se aperfeiçoar e, consequentemente, melhorar a sua contribuição para a instituição. Porém, o feedback não deve ser feito de qualquer maneira. Quando o feedback é feito da forma correta, com periodicidade e de forma construtiva, ele contribui para o relacionamento com a equipe, tornando-os mais próximos do líder. Aprenda como dar feedbacks construtivos, CLIQUE AQUI.

Liderar equipes de Enfermagem é coisa séria. Requer tempo e esforço constante...

Você é, geralmente, aquele que todos procuram quando encontram um problema. Quando você não está preparado para assumir este cargo, há grandes chances de a equipe se desmotivar e o trabalho não gerar bons resultados. 

Por isso, te convido a realizar uma autoanálise avaliando a sua postura como líder evitando essas atitudes que podem prejudicar a sua reputação diante da equipe de Enfermagem.  

O Coaching ajuda a desenvolver sua habilidade de liderança e a capacidade de levar a equipe aos bons resultados. Um Enfermeiro Leader Coach sabe motivar diariamente, planejar as metas, delegar, acompanhar e conduzir tarefas; compartilha seus conhecimentos, desenvolve seus profissionais e mostrar o quão cada colaborador é importante para o alcance dos resultados.

Seja um Enfermeiro Líder Coach! CLIQUE AQUI 

Gostou dessas dicas? 
Deixe sua dúvida ou comentário abaixo
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!