INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

 7 Verdades sobre Liderança que talvez Enfermeiro não saiba

Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?

 
O Enfermeiro tem grandes responsabilidades em suas mãos. Ele tem o poder de levar uma equipe à glória ou à derrota. Por esse motivo, muitas vezes sentimos o "peso" do nosso cargo e isso pode ser um fardo muito pesado... 

Nesse artigo você vai descobrir 7 verdades sobre liderança de equipes de Enfermagem que talvez você não saiba e que podem aliviar o peso da responsabilidade que os Enfermeiros lideres de equipe suportam. .
 
#1- O que faz um líder é a sua capacidade de se relacionar e não sua capacidade técnica
Não basta dominar os processos e tarefas rotineiras para liderar. Também é preciso saber lidar com pessoas. Liderança é fundamentalmente um fenômeno de relacionamento. É um comportamento, então você nunca vai ser um líder se passar o tempo todo sozinho na sua sala, de porta fechada. A habilidade interpessoal que você precisa desenvolver tem a ver com a capacidade de se comunicar bem, motivar, liderar e resolver conflitos no trato com clientes, fornecedores, colaboradores, pares e superiores. Líderes precisam ser capazes de estabelecer empatia com as pessoas e criar uma relação de confiança com elas. Tem que saber influenciar, persuadir e inspiraras pessoas ao seu redor, além de construir relacionamentos duradouros.

#2- O autoconhecimento é uma das características mais importantes do líder
Liderar é algo que vem de dentro para fora. O Enfermeiro deve primeiramente liderar a ele mesmo e, depois, estender essa habilidade para os demais e, para isso, o autoconhecimento é fundamental. Faz parte do autoconhecimento saber gerenciar as próprias emoções, deixar de lado estados emocionais improdutivos, como medo, insegurança, ansiedade e estresse, no momento em que eles se tornam um obstáculo. Esses estados são emoções com significados específicos, que não podem ter espaço em determinadas situações. Antes de liderar, você tem que acreditar que você pode ter um impacto positivo sobre os outros. Quando você acredita que pode fazer a diferença, você se posiciona para liderar.

#3- O Enfermeiro precisa aprender novas competências para construir equipes de alto desempenho
O que é problema? É uma situação para a qual você não tem resposta. Para resolver a questão, então, é preciso adquirir uma competência que você não tem. Concorda? O Enfermeiro deve ser capaz de aprender de forma mais efetiva, para que possa reagir de modo mais ágil aos problemas e situações que surgirem. Uma boa estratégia para te ajudar nesse processo é fazer perguntas e pedir conselhos a quem já passou por aquela situação e/ou tem conhecimento que pode ajudar no esclarecimento e desenvolvimento das atividades. Os bons líderes são fanáticos por melhoria contínua e aproveitam todas as oportunidades de aprendizado.

#4- Se o Enfermeiro não conhece sua equipe, jamais será um líder.
Conhecer o perfil de cada membro da sua equipe permite utilizar a habilidade única de cada liderado de acordo com situações específicas. 
É vital compreender as potencialidades de cada membro do grupo de trabalho para orientar as melhores estratégias. E isso vale inclusive para motivar a equipe. O bom líder é aquele que sabe extrair o melhor de cada um.

#5- Ser líder não é ser perfeito.
É importante que os enfermeiros saibam que ser líder não é ser perfeito e que muito poucos Enfermeiros têm todos os dons e talentos necessários pra liderar. Mas, um traço comum entre os melhores enfermeiros líderes de sucesso é que eles têm uma forte auto consciência sobre suas qualidades e capacidades, assim como a confiança de que eles tem por perto pessoas que podem complementar suas habilidades de forma a compensar em áreas em que eles não são tão bons. 

#6- Ou você lidera por exemplo, ou não vai liderar ninguém
Mais do que dar ordens, um dos pontos fundamentais desse profissional é manter o entusiasmo, saber ouvir e servir de espelho para os demais. . Você tem que ir primeiro, como um líder. Isso é o que é preciso para que os outros o sigam. Se as pessoas não acreditam em você, elas não estarão dispostas a segui-lo. Você deve fazer o que você diz que vai fazer. Isto significa ser claro sobre o que você acredita  e viver isso a cada dia.Grandes líderes mostram a todo tempo que as ações falam muito mais do que palavras.

#7- Não existe atalho
Liderança é um trabalho árduo. Você aprendeu alguma coisa sobre isso na faculdade, e pode ate ter feitos outros cursos específicos sobre o assunto para aprimorar suas competências de liderança, mas ninguém vai se transformar em um grande líder apenas lendo um livro ou fazendo um curso rápido. Grandes líderes são construídos porque estão participando do jogo, não por estarem na sala de aula. Entrar em ação, aprender com os erros e se adaptar é o que vai fazer diferença na sua capacidade de liderar equipes.  

Quer aprofundar seus conhecimentos e desenvolver suas expertises em liderança?  CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros.

Grande Abraço
Prof Enfª Sheila Sharon

Esse artigo foi útil pra você? Deixe seu comentário abaixo!
Cadastre-se para receber mais artigos por email.
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!