INSTITUTO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM

Venha fazer parte da 
Elite da Enfermagem Brasileira!

Imagem
SIGA O IBRAENF NAS REDES SOCIAIS

5 Dicas de Liderança para Enfermeiros

Como Liderar uma Equipe de Enfermagem?

O Enfermeiro se depara com inúmeras situações diariamente, e temos a difícil missão de fazer com que a sua equipe produza melhor e promova resultados além das expectativas.

Mas o que acontece na prática é que, mas muitas vezes, algumas atitudes do Enfermeiro são mais negativas do que positivas e devem ser evitadas pois prejudicam a equipe...

Pensando nisso, separei 5 dicas práticas de liderança para ajudar você que quer levar sua equipe de enfermagem para um outro patamar e se destacar como Líder de Enfermagem.

Anota ai:

Dica #01- Aceite sugestões, opiniões e ideias

Pq não?? Você não é dono da verdade e não precisa ter todas as respostas e soluções não! Receba, depois, analise cada uma e dê feedback sobre porque aceitou ou não aquela sugestão opinião ou ideia. Seus colaboradores podem contribuir e muito sabia? Isso tornará sua equipe cada vez mais inovadora e criativa, além de mostrar sua tolerância e mente aberta. Sem contar que isso também demonstra abertura a mudanças e humildade do líder. Ponto pra você!.

Dica #02- Saiba o que esperam de você

Será que sua equipe quer apenas que você delegue funções e controle seu desempenho? Do que mais eles precisam? Capacitação, coaching, integração, feedbacks mais claros, desafios mais inspiradores, reuniões mais frequentes, entender a missão da empresa, te conhecer melhor? Converse com a equipe e descubra do que eles sentem falta. Esse é o melhor caminho para entregar o que eles precisam.

Dica #03- Conheça o perfil de cada colaborador

Se você não conhece sua equipe, fica muito difícil liderar porque diferentes perfis de pessoas levam a diferentes desempenhos em funções e tarefas diversas.

Existem 4 perfis básicos:
-Analíticos, influenciados pela lógica e dados objetivos;
-Empreendedores, motivados pelo desafio;
-Expressivos, tem um ideal criativo e visionário que querem alcançar e também inspirar nas pessoas; e os
-Integradores, que adoram integrar as pessoas e cultivar relacionamento.
Para cada um, uma tarefa e um desafio diferente! Isso também vai te ajudar na hora de gerenciar conflitos e até para fazer escalar de serviço.

Dica #04- Seja exemplo

Se você exige pontualidade, seja o primeiro a chegar. Se acha que a equipe deve melhorar o atendimento, seja capaz de demonstrar o tipo de atendimento ideal, se acredita que falta conhecimento técnico no grupo, capacite-se você também nessa área.

É claro que você não pode dominar todos os assuntos, mas é preciso dar o exemplo, principalmente em se tratando de comportamentos. Nada pior que um líder que não inspira a confiança de seus liderados.

#05- Trabalhe com equilíbrio

Não apenas equilíbrio emocional, mas equilíbrio ao elogiar bons desempenhos ou corrigir erros, equilíbrio ao delegar tarefas, sem favorecer alguns se não houver motivos lógicos e concretos para isso. Lembre-se: não é à toa que o símbolo da justiça é uma balança.

Essas dicas foram úteis pra você? Deixe seu comentário abaixo!

Grande Abraço
Prof Enfª Sheila Sharon


Descubra quem é você como Líder, e como maximizar o seu potencial de liderança, CLIQUE AQUI  e saiba como se inscrever na Formação Online Líder Coach para Enfermeiros. 
Venha fazer parte da Elite da Enfermagem Brasileira!
Insira seu e-mail abaixo para receber informações sobre o Curso Online Líder Coaching para Enfermeiros
Cadastre-se
Gostou? Clique Curtir e deixe um comentário!